o peixe barbo palhaço



História

O Barbo Palhaço é um peixe de água doce e tropical. Originário do Sul da Ásia, Singapura, Indonésia, Burnéu, é um peixe popular na aquariofilia.
Vive na zona média do aquário, por vezes deslocando-se em zonas mais baixas. É um bom peixe para aquários comunitários, desde que alberguem outras espécies que suportem temperaturas altas e que necessitem de água bastante limpa.

Descrição

O corpo apresenta uma cor entre o castanho, o vermelho e o dourado e é mais comprido do que o habitual nesta espécie. As fêmeas são mais robustas, mas apresentam cores menos vivas. Medem, em geral, 15 cm. As barbatanas são douradas e o ventre é mais claro do que o resto do corpo, tendo nos flancos cinco manchas escuras equidistantes umas das outras.

Aquário

A água deve ser parada, sem grande agitação, ligeiramente ácida e aquecida. Este peixe é bastante activo, pelo que o aquário deve ser adequado a esta característica: as plantas devem ser colocadas junto das paredes de modo a dar maior liberdade de movimentos. As plantas devem ter folhas carnudas, pois são as preferidas deste tipo de peixes que têm o hábito de mordiscar as folhas mais tenras.
Os Barbos são peixes tímidos e gostam de ter esconderijos onde se sintam seguros, por isso acrescente troncos e outros objectos ao aquário junto às laterais.

Temperatura

Estes barbos gostam de temperaturas mais elevadas do que os seus familiares. O termómetro pode mesmo subir até aos 30ºC.

PH

A água deve ser ligeiramente ácida com o PH a rondar os 6.0/6.5

Dureza

Entre 8 e 12° dGH.

Alimentação

O Barbo Palhaço é omnívoro e come praticamente qualquer coisa que lhe for oferecida. A sua dieta deve ser composta por flocos de vegetais e comida congelada ou viva tais como larvas, crustáceos, insectos, Tubifex, Daphnia, etc.

Sociabilidade

O Barbo Palhaço é um peixe pacífico, indicado para aquário comunitários. Certifique-se de que o junta com espécies que gostem de temperaturas elevadas e mantenha a água especialmente limpa. Apesar de outros pârametros da água não influenciarem o seu bem estar significativamente, convém não ter a água muito dura nem alcalina.

Reprodução

Os seus hábitos reprodutivos são um pouco diferentes dos da maioria dos peixes da sua espécie. Os machos devem ser sexualmente maduros, o que só acontece por volta dos 12/18 meses de vida. Os dois peixes devem ser separados durante três semanas antes da época de reprodução e só depois devem encontrar-se no mesmo sítio para a postura. São necessários cuidados especiais pois estes peixes têm o hábito de comerem os seus próprios ovos. O substrato deve ser composto por berlindes ou objectos similares para proteger os ovos. Os pais devem ser retirados do aquário após a fertilização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o peixe dourado

o peixe plati

o peixe guppy